
2022
Que a esperança inunde o coração de todas as crianças, voluntárias e voluntários do Projeto Viver e Crescer.
Esta foi a oração que sustentou a equipe neste ano de turbulência em muitas áreas da vida de todas as pessoas.
O ano de 2022 foi particularmente difícil. A multa imposta pela prefeitura pelo episódio de 30 de setembro de 2021 ocasionou muita insegurança no trabalho. Voltamos em março com a iminência de sermos novamente visitados e incompreendidos em nosso trabalho, tão solicitado pelas crianças e adolescentes do projeto pois ainda não havíamos obtido nenhuma notícia ou resultado, multa ou cancelamento no processo. Mas neste mês, após interferência de pessoas amigas, recebemos o resultado negativo de nosso petição para que a multa fosse retirada. Resultado: teríamos que pagar R$1.450,00. Algumas outras pessoas amigas nos ajudaram e essa multa foi transformada em espécie, com a obrigação de entregarmos, mensalmente, 20 caixas de leite longa vida (240 litros) à Secretaria de Educação, que se encarregaria de entregar a escolas e creches do município. Assim sendo, durante 10 meses, pessoas nos ajudaram e essa tarefa foi cumprida.
Mas não só de tristezas e preocupações o ano de 22 passou. Tivemos nosso "Dia no sítio", o torneio de futebol tão esperado pelos adolescentes, nosso Natal e encontros muito produtivos no segundo semestre.
As fotos ao lado são dos momentos passados no sítio, o que ocorreu no mês de agosto.





No mês de junho recebemos a visita do Alex, que veio acompanhado da esposa, falar com o grupo de adolescentes.

No mês de agosto conseguimos cumprir o "Dia no Sítio", programação já marcada desde o início da pandemia....

Neste ano a igreja metodista que abriga o projeto fez um acréscimo na construção do local com o fim de resolver um problema de infiltração, o que levou boa parte do segundo semestre. um combinado com o construtor , no entanto, propiciou a continuidade do trabalho e atividades extras.



Em setembro é o aniversário do Projeto mas a comemoração foi no tempo que as atividades de construção permitiram. neste dia a exposição fotográfica da segunda fase do projeto "Educação do Olhar". Na celebração houve apresentação da turma do violão.


Mas o que Richarlison tem a ver conosco além do futebol? Tem sangue e fé.
Não o conhecemos pessoalmente, mas conhecemos os fundamentos que podem ter influenciado sua postura em relação a questões políticas e sociais, pois devem ter sido passados por pessoas da família, com o seu tio-avô, pastor metodista, hoje aposentado e que conhecemos de longa data. Só resta parabenizá-lo por se posicionar abertamente e sem medo, em muitas questões, sejam elas polêmicas ou não. Com relação à fé é aquela que nos faz acreditar que o mundo pode ser melhor. Merece que se fale dele. E você pode ler mais em https://www.correiobraziliense.com.br/esportes, edição de 24/11/22, sobre as 5 causas em que isso aconteceu.
