top of page

Afunda ou não afunda? Flutua ou não flutua? *

O óleo não se mistura com a água. Certo?

Sim.

Ele fica sobre a água porque ela é mais pesada do que ele, certo?

Errado!!!

Tudo o que é feito de madeira flutua na água. Certo?

Errado!!!

E tudo o que é feito de plástico, flutua?

Não, depende da composição, porque existem vários tipos de plásticos.

Estas são perguntas que nós fazemos e, muitas vezes, nos enganamos com as respostas. Ao pensar no que acontece quando testamos os materiais ou objetos colocando-os em contato com a água, deixamos de analisar pontos importantes dessa experiência.

 

Vejamos: se forem dois líquidos, eles podem se dissolver ou não; se forem sólidos eles poderão flutuar ou afundar; e a propriedade do material é flutuar na água, o tamanho do objeto não importa, ele sempre vai flutuar. Um bom exemplo é o isopor, não importa o tamanho, sempre irá flutuar. Mas como um navio pode flutuar, se é feito de materiais que, se forem colocados sozinhos na água, afundarão?

O segredo é a quantidade de ar que fica dentro dele. Se essa quantidade de ar for substituída por água ele vai afundar.

 

                                               VAMOS MUDAR DE CONVERSA

Podemos comparar nossa vida com essas situações de contato entre materiais.

Nosso lixo contem isopor, sacolas plásticas e materiais flutuantes que, se não forem encaminhados corretamente, podem ser arrastados pela enxurrada e levados até os rios e chegarem até o mar, onde flutuarão.  Os animais marinhos podem confundir esses materiais com o que lhes serve de alimento e comê-los vindo a se intoxicarem e até morrerem. Estamos prejudicando a vida criada por Deus. Nossa integração com a natureza está sendo de desigualdade e injustiça. O ser humano devia ser o guardador e protetor de toda a vida do planeta.

                                                MUDANDO UM POUCO MAIS

Sempre nos relacionamos com outras pessoas ou com grupos de pessoas, e, nesses casos, podemos nos integrar completamente ou não. Existem situações que, às vezes, dificultam nossa integração, mas o que não pode acontecer é de impedirmos a inclusão de pessoas que querem fazer parte de nosso grupo. Todavia somos humanos e podemos nos enganar, nos envolvermos com coisas que podem nos “afundar”. Seja numa situação duvidosa ou numa mudança, precisamos de orientação do alto para que as coisas deem certo.

Assim como o ar que enche os navios e os mantem flutuando, o Espírito Santo nos enche para que não “afundemos” em situações que tirarão nossa paz e nossa comunhão com Deus.

* O que determina se um material flutua ou não em um líquido é a diferença de densidade. A densidade da água varia em torno de 1,00 g/ml, ou seja, cada litro de água tem uma massa de 1Kg. Essa relação, no entanto só acontece para a água pura, a uma temperatura de 25oC e ao nível do mar. Assim, todos os materiais que tem densidade menor que 1,00 flutuarão na água e todos os que tem densidade maior que 1,00 afundarão. Quando falamos de objetos outras variáveis precisam ser levadas em consideração, especialmente a forma.

 

bottom of page