top of page
Topo

Projeto Viver e Crescer

Bandeirinhas – Betim – MG

2004 – 2023

 

Todas as pessoas sabem que a primeira necessidade do ser humano é o alimento físico, a segunda o abrigo e todas as outras são acréscimo. Mas as coisas não são bem assim. O ser humano precisa de algo mais, algo que preencha espaços vagos em sua existência. Filósofos e pensadores disseram muita coisa, entre elas que “todo ser humano tem em si um vazio do tamanho de Deus”. Mas nem todas as pessoas concordam de que, quando uma pessoa se aposenta precisa de trabalho, melhor dizendo precisa preencher o espaço vago que o afastamento do trabalho formal deixou. Como cristãos e cristãs, sabemos que, quando Deus preenche, ele também capacita e orienta.

O Projeto Viver e Crescer é fruto desse ideal de vida de pessoas que, antes de se aposentarem já sabiam como seria preenchido o seu tempo. Onice chegou com a ideia, Alda aderiu e pastora Bete, depois de ponderar bastante abençoou com seu entusiasmo e assistência. Em 1º. de setembro de 2004 iniciou-se a ação social com crianças e adolescentes do bairro Bandeirinha – no singular mesmo, pois esse nome tem história – envolvendo voluntárias e voluntários, com o nome de “Projeto Viver e Crescer”, nome este, dado pela pastora Elisabete Altino. Dezenove anos se passaram e nesse tempo, voluntários e voluntárias continuaram trabalhando para que as crianças e adolescentes recebessem o alimento não material que necessitam para suas vidas.

O cotidiano do projeto envolve oficinas que trabalham seu intelecto, sua formação social e cidadã, o lazer na forma de brincadeiras e esportes e, acima de tudo o compartilhamento do amor de Deus. Essas oficinas foram mais bem definidas ao se fazer a parceria com o Projeto Sombra e Água Fresca, que organiza o trabalho de maneira a contemplar todas as áreas da vida das crianças e adolescentes. Atualmente o projeto conta com 12 voluntários na realização das oficinas de Reforço Escolar para ensino fundamental e médio, pois tem uma parceria com a EMJSL, ensino de Flauta, Musicalização, Recreação, Artesanato, Educação Cristã. Cidadania, Saúde Integral, Informática e outros aprendizados permeiam o tempo de atendimento ao grupo, que atualmente se compõe de 10 crianças (até 12 anos) e 18 adolescentes (a partir de 13 anos até 17 anos e 11 meses), conforme a nova proposta do SAF.

 

O relacionamento do projeto com a igreja é de colaboração e respeito. Sempre houve o suprimento de lanche, pessoas da igreja agindo como voluntárias, intercâmbio nas celebrações e, ao se formar o Instituto Viver e Crescer, a diretoria se propôs, inclusive, a entregar o dízimo, como uma forma de transparência nas relações de finanças.

 

A comunidade local tem suas características sociais, culturais que, muitas vezes, interfere no trabalho. A parceria com a Escola Municipal José Salustiano Lara, que existe desde o início, quando abriu a quadra de esportes ao projeto, permite comunicação com as famílias das crianças e adolescentes. Com a formação do distrito industrial na região, as características mudaram e, essa comunicação, nem sempre fácil, tem mudado a partir de então. A geração de empregos trouxe famílias de várias partes do país, e, no projeto são ouvidos vários sotaques. Esta mistura traz uma riqueza de detalhes que só tem acrescentar ao conhecimento da equipe de trabalho. O trabalho continua e não há como nomear todas as pessoas que foram suporte nesses 13 anos, tanto em finanças, como em oração e apoio moral. O agradecimento a elas é tão grande quanto seu coração ao compreender o sonho e sonhar junto com aqueles e aquelas que têm a capacidade e a coragem de sonhar.

Acompanhe esta história mais de perto clicando AQUI.

bottom of page